SOBRE O “TAMANDUÁ ASSASSINO”

SOBRE O “TAMANDUÁ ASSASSINO”

Antes que se comece uma caçada cruel e injustificada ao “tamanduá assassino” ou a qualquer tamanduá, vamos esclarecer algumas coisas importantes:

- Tamanduás são animais selvagens, extremamente ariscos e que só atacam quando se sentem ameaçados (como qualquer outro animal, com exceção dos humanos que atacam por diversão e outras razões igualmente estúpidas). Logo, o tamanduá em questão só estava se defendendo (lembrando que o animal estava sendo perseguido por cães antes da aproximação do garimpeiro) e dificilmente se aproximaria de qualquer ser humano, uma vez que esses animais nos consideram uma ameaça. E com razão. 

- Tamanduás (tanto os da espécie Bandeira como Mirim) são animais importantes para a manutenção do ecossistema natural, pois se alimentam de pragas e servem de alimento para grandes predadores. 

- As duas espécies de tamanduás conhecidas no Brasil estão ameaçadas de extinção, ou seja, correm o risco de desaparecer do planeta. Isso também explica porque tamanduás matando pessoas é um acontecimento quase tão raro quanto avistar um tamanduá. 

- A morte do garimpeiro atacado por um tamanduá em Diamantina é uma fatalidade. “Vingar” sua morte assassinando um animal irracional que apenas lutava para salvar a própria vida é inútil, cruel e ignorante. 

- Se você acredita que matar um tamanduá (ou todos os tamanduás da Terra) irá reduzir as chances de outra pessoa ser morta por este animal, então deveria usar o mesmo raciocínio e começar a eliminar todos os seres humanos do planeta, pois são os humanos, proporcionalmente, quem mais matam outros humanos no mundo. 

- Fatalidades podem acontecer com qualquer um, basta estar vivo. Respeitem o sofrimento da família e respeitem a vida selvagem. Deixem ambos em paz!

*Notícia original: http://noticias.r7.com/balanco-geral-manha/videos/tamandua-mata-garimpeiro-na-zona-rural-de-diamantina-mg-06012016

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>